Descubra como vencer o medo de uma vez por todas

Tempo de leitura: 8 min

em fevereiro 18, 2021

Compartilhe agora mesmo:

Descubra como vencer o medo de uma vez por todas

Vencer o medo é um dos principais desafios que um lutador pode enfrentar durante sua carreira. E não estou falando apenas do medo que precede uma luta, mas o medo que o acompanha por toda a sua trajetória.

Medo de se lesionar, medo de estar fazendo a escolha errada para a sua vida, medo de ficar sem dinheiro… enfim, o medo está muito presente na carreira de um lutador.

Mas como enfrentar este sentimento? Como fazer com que ele desapareça, ou pelo menos diminuir seu poder dentro de você?

É o que vou tratar neste texto. Espero que seja proveitoso para você!

O que é o medo

O medo é uma emoção natural, sendo uma das seis emoções básicas do ser humano, juntamente à felicidade, surpresa, raiva, tristeza e o nojo.

Portanto, é inevitável que você sinta medo, podendo ele ser desencadeado por muitos  fatores, assim como acontece com as outras emoções.

O problema do medo é que ele, assim como a tristeza, e ao contrário da raiva, é um sentimento que inibe a ação. Ou seja, quando você sente medo, fica menos propenso a fazer aquilo que havia proposto.

Nem é preciso dizer que isso gera uma série de problemas.

Primeiro que você começa a abrir mão de coisas que vão desde simples prazeres da vida até sonhos e grandes projetos. Você simplesmente não consegue tomar uma ação, e começa a desistir de si mesmo.

Isso desencadeia um efeito bola de neve, e se torna um hábito. Finalmente você se torna uma pessoa sem confiança.

Agora me diga, como um lutador sem confiança conseguiria se dar bem em sua carreira?

A resposta é: nunca.

Como evitar de sentir medo

Por se tratar de uma emoção básica, é impossível deixar de sentir medo. É como tentar parar de pensar. Quanto mais você tenta cessar seus pensamentos, mais eles aparecem.

A única solução é se sentar com os seus medos e tomar um bom café com eles. Entender de onde eles surgem, por que eles estão ali, quem os colocou ali e, principalmente, como vocês podem chegar a um acordo para que a vida continue seguindo. Afinal, o medo também é parte de você, e sabe que, se crescer demais, a vida se torna insustentável.

Lutador sente medo?

Lógico que sente. Todo lutador sente medo, e quem disser o contrário, estará mentindo.

Inclusive, muitos lutadores famosos já declararam sentir medo nos momentos que precedem a luta, e as estratégias que encontram para lidar com ele.

Alguns adotam hábitos, como gestos com o corpo, outros oram, ou meditam. Alguns cumprem certos rituais, ou simpatias, como usar sempre a mesma cueca para lutar, ou usar certos objetos até momentos antes de entrarem na área de luta.

A verdade é que, qualquer que seja a forma que encontrem de lidar com o medo que dê certo, é valida. O que não pode ocorrer é a pessoa se privar de uma oportunidade pela qual tanto batalhou, por causa deu um sentimento momentâneo.

Quando o medo domina

vencer o medo

Foto: Pexels

Qual é a razão de grande parte dos lutadores trapacear nas competições?

Medo. Pura e simplesmente.

Talvez por não terem confiança suficiente em suas habilidades, ou por superestimarem as habilidades do adversário, muitos recorrem a recursos obscuros, como o uso de substâncias proibidas, mas que aumentam o desempenho na hora de lutar.

Outros buscam drogas recreativas como meios de lidar com a pressão da luta, fazendo com que consigam “se anestesiar” do medo de lutar.

A verdade é que, independentemente do resultado da competição, esses lutadores perderam antes mesmo de subirem no ringue.

Entrar em um espaço onde você sabe que tem uma pessoa habilidosa, que fará tudo para te machucar não é uma tarefa das mais fáceis. Mas a decisão de estar lá foi sua, então, nada mais justo do que encarar este desafio de cara limpa.

Afinal, de tantas profissões que você poderia escolher desempenhar, por que escolheu esta?

Então afinal, como vencer o medo de uma vez por todas

Pois é, como vencer o medo… Você já parou para pensar que o vence com bastante frequência?

Se você é um atleta, você provavelmente não deixa de ir treinar por medo de enfrentar seus companheiros de treino, certo? Nem por medo de sofrer algum imprevisto no caminho, o que também é uma possibilidade.

Provavelmente, na escola, você já lidou com o medo de falar em público. Também já temeu ser ridicularizado, deixado de lado, julgado, mal interpretado, traído ou trapaceado por diversos motivos. Porém, está aí, firme e forte, desempenhando uma das atividades mais difíceis e perigosas do mundo.

Você já venceu o medo diversas vezes, e não deve se esquecer de fez isso. Resgatar situações do passado, onde sentimos algo parecido com o que estamos passando atualmente, nos ajuda pelo fato de nos lembrarmos como lidamos com isso na ocasião.

Além disso, existem muitas técnicas que podem e devem ser aplicadas por você que está com dificuldades de lidar com o medo, seja na hora de competir, ou em outra atividade da vida.

Encare essas técnicas como parte do seu treino. Estipule uma rotina e não deixe de fazer esses exercícios.

Eles não vão te livrar totalmente do medo, mas com certeza vão fazer com que você aprenda a encará-lo de forma natural, não permitindo mais que ele o paralise.

Veja só o que você pode fazer.

Exercícios de visualização

Quando você começa uma atividade, como por exemplo andar de bicicleta, é normal que você sinta medo de fazer algo errado e cair. Com o tempo e a prática, o medo vai desaparecendo, e andar de bicicleta se torna algo muito natural para você.

Você entende exatamente o momento de frear, coordena perfeitamente as pedaladas, e se equilibra com facilidade.

Isso acontece porque seu corpo e sua mente estão repetindo aquela atividade com frequência. Porém, algumas atividades, como o exemplo das lutas, não podem ser reproduzidas tantas vezes.

Acontece que, apesar do corpo não ser capaz de realizar uma luta para valer todos os dias, a mente é. Você consegue experimentar a sensação de estar no ginásio se preparando para lutar, ouvir o público torcendo contra ou a favor, subir na área de luta e enfrentar seus possíveis adversários. E, com a prática, as sensações vão se tornando cada vez mais reais.

Você é capaz de simular quais são os golpes que ele utilizará, e como você fará para evitá-los. Assim como aplicar seus melhores golpes, seguindo o planejamento técnico-tático praticado nos treinos.

Para isso, encontre um lugar onde possa fazer este exercício diariamente durante alguns minutos. Não precisa ser, necessariamente, um lugar calmo. Pode ser realizado até mesmo no local onde você treina.

Linha do tempo

Imagine-se no ponto de partida da sua trajetória. Lá onde você iniciou seus treinos.

Qual era a sua intenção ao começar a treinar? Qual era o seu sonho? Quais medos teve que superar para chegar onde está hoje?

Aos poucos, vá avançando no tempo, se relembrando das dificuldades enfrentadas e superadas por você ao longo de sua carreira. Procure identificar quais foram as qualidades que você possui, que foram fundamentais para que você superasse estes desafios. E, enfim, avalie se você pode utilizar estas mesmas qualidades para os desafios que você está enfrentando agora.

Meditação

Calar totalmente os pensamentos é impossível, porém, você pode fazer com que a voz deles se torne mais baixa, quase imperceptível.

Através da meditação, você exercita a atenção plena, que nada mais é do que estar totalmente presente no aqui e no agora.

Quando você consegue desenvolver esta capacidade, pensamentos negativos passam a ter cada vez menos influência na forma como você se sente.

Escreva

Crie o hábito de manter um diário. Muitas coisas pela qual você passa no seu dia a dia, se não forem expressas, podem fazer com que você se fixe nelas, fazendo com que você não consiga mudar o foco do seu pensamento.

Isso, consequentemente, irá atrapalhar todas as suas outras atividades.

Escrever irá te ajudar a interpretar as coisas que aconteceram com você ao longo do dia, e a identificar quais foram os aprendizados tirados dessas experiências.

Além disso, você conseguirá encontrar com mais facilidade a origem dos seus medos, o que fará com que você os entenda melhor, e aprenda a lidar com eles.

Modelagem

A figura de um mentor pode ser muito útil para quem tem um objetivo a realizar. Mas a verdade é que, nem sempre é possível conseguir uma mentoria direta daqueles que já alcançaram o que você almeja.

A boa notícia é que, nem sempre o convívio e a interação com essa figura são necessários. Basta ter contato com a sua obra, o que ele ou ela produziu, o que alcançou, o que escreveu, ou qualquer coisa que tenha deixado que seja capaz de te inspirar.

Ao seguir os passos de alguém que já conseguiu o que você está em busca, você aprende muita coisa, inclusive sobre como esta figura lidou com os medos e os desafios em seu caminho.

Apenas atente-se a buscar ter sua própria identidade. Seja você mesmo, mas permita-se ser inspirado por outras pessoas.

Exercícios de respiração e relaxamento

A tensão originada no cérebro e no sistema nervoso reflete no seu corpo. Ela pode causar rigidez corporal, dificuldade para respirar e aumento na frequência cardíaca, entre outras coisas.

Os exercícios de respiração e de relaxamento corporal aliviam a tensão, gerando sensação de bem estar físico e mental. Consequentemente, emoções indesejáveis se tornam mais controláveis.

O segredo da autoconfiança

Foto: Pexels

Os exercícios acima são muito úteis, e te ajudarão bastante a lidar com o medo, mas a verdade é que não existe uma fórmula mágica que irá te ajudar a desenvolver autoconfiança.

O “pulo do gato” para isso, é que você aja de acordo com aquilo que você acredita, e confie no processo.

Se você decidiu ser um lutador e está treinando bem, se alimentando de forma adequada e descansando de forma correta, não tem por que se deixar levar pelo medo. Confie no que vêm fazendo, confie no processo! Ele te levará onde você almeja chegar.

E você, o que tem usado para vencer o medo? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo com quem você acredita estar precisando!

Até a próxima.

Compartilhe agora mesmo:

Aprenda a elaborar uma estratégia vencedora para sua próxima luta...

AUMENTE SUAS CHANCES DE CONQUISTAR A VITÓRIA!

Conduza sua carreira de lutador de forma ESTRATÉGICA!

 

Conheça o programa!
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro