Um treinador de lutas precisa desenvolver habilidades e ter atitudes que levem seus atletas e sua equipe ao sucesso. Saiba quais são essas atitudes!
Ser um treinador de lutas não é tarefa fácil. Não se trata apenas de ensinar técnicas de luta. Como todo trabalho, é preciso que o treinador gere resultados.
Para que os resultados positivos sejam uma constante, é necessário que o treinador possua algumas habilidades e tenha atitudes específicas. Com isso, além de evoluir como profissional, fará com que as carreiras de seus liderados também cresçam.
Conheça aqui algumas dessas habilidades e atitudes, e saiba o que um treinador de lutas precisa para ter sucesso.
Estar em aprendizado constante
Não adianta achar que já aprendeu tudo o que precisava aprender. Sempre há como melhorar.
O bom treinador é uma pessoa observadora. Em cada evento que participa, a cada luta que assiste, consegue captar detalhes valiosos e incorporá-los à sua realidade, quando estes se mostram úteis.
Além disso, busca referencial teórico para embasar seus conhecimentos práticos, tornando seu repertório muito mais rico.
A partir do momento que o treinador decide que já sabe o suficiente, e que não tem mais nada a aprender, começa a ficar para trás em comparação com seus colegas de profissão. É o começo do fim.
Portanto, busque conhecimento constantemente. Seja através de livros, revistas, vídeos, uma nova graduação, ou pós-graduação. Não importa como. O importante é estar em evolução continuamente.
Manter a humildade
Para que este primeiro item seja possível, é necessário que o treinador mantenha a humildade. A vaidade pode trazer armadilhas perigosas para o treinador, e, quando este se dá por si, já perdeu toda a sua credibilidade e o respeito das pessoas.
Se manter humilde é ser consciente de suas qualidades, como também de suas limitações. Essa consciência o ajudará a sempre ter a visão clara de como fazer para chegar onde quer estar.
Liderar pelo exemplo
A principal virtude do líder é a capacidade que ele tem de fazer com que as pessoas o sigam, mesmo sem ter que obriga-las a isso. A melhor forma de se conseguir este poder de atração é através do exemplo.
Suas atitudes farão com que as pessoas com valores semelhantes aos seus se identifiquem com você e passem a acompanha-lo.
Por isso é importante que suas atitudes façam justiça às suas palavras. Não queira exigir das pessoas o que você mesmo não faz.
Apoiar seus atletas, mesmo nos momentos mais difíceis
Vitórias e derrotas são parte da vida de um lutador, que muitas vezes sacrifica o convívio com a família e o melhor retorno financeiro que poderia ter em um bom emprego em nome de um sonho. Isso torna a derrota um remédio duro de engolir.
Do mesmo jeito que você, como treinador, comemora com alegria junto a seu atleta uma vitória, precisa dar o apoio que ele precisa após uma derrota.
É importante escolher o momento certo para dar uma represália, se este for o caso, mas não se esquecendo de analisar friamente o que houve durante a competição.
Além do ensinamento das técnicas de luta, muitas vezes o treinador precisará dar um suporte emocional para seu atleta, não deixando que ele desista de seus sonhos, e o ajudando a enfrentar os problemas que aparecem.
Com essas atitudes, o treinador de lutas não só levará seus atletas ao sucesso, mas também conseguirá conquistar seu sucesso pessoal.
Se você achou que este artigo foi útil para você, compartilhe para que mais pessoas possam ter o mesmo benefício!
Deixe um comentário