
Provavelmente você já deve ter ouvido falar do documentário “The game changers”. Produzido por nada menos que James Cameron e dirigido por Louie Psihoyos (vencedor do Óscar de 2010, com o documentário “The Cove”), “The game changers” conta com a participação de vários atletas consagrados, como o piloto de F1 Lewis Hamilton, o tenista Novak Djockovic e o lutador do UFC Nate Diaz.
Além disso, estrelas como Arnold Schwarzenegger e Jack Chan também podem ser vistos no filme.
Além de apresentar estudos sobre os benefícios da alimentação com base em vegetais, o documentário faz diversas críticas à alimentação onívora, sob o argumento de que esta traz muito mais prejuízos à saúde do que benefícios.
Mas afinal, será que o que sabemos sobre a nutrição, especialmente no caso dos lutadores, está errado? Confira o artigo e tire suas conclusões!
O documentário “The game changers”
Apresentado pelo faixa preta em Taekwondo, Jeet Kune Do, Brazilian Jiu-jitsu e Kickboxing, e campeão do The Ultimate Fighter em 2009 James Wilks, “The game changers” é um documentário desenvolvido baseado em sua pesquisa sobre os benefícios da dieta vegana tanto para atletas quanto para pessoas comuns.
Após sofrer com lesões nos joelhos, Wilks passa a se dedicar a estudar como fazer com que seu corpo se recupere de forma mais rápida, e qual a influência a alimentação tem neste processo.
Ao iniciar suas pesquisas, descobre que os antigos gladiadores (segundo arqueólogos que aparecem no documentário) eram basicamente vegetarianos. Isso o fez se perguntar como podiam os guerreiros da antiguidade serem tão fortes se alimentando apenas de vegetais, e consequentemente, a buscar não só lutadores, mas atletas que tenham como características força e resistência física que pudessem dar suporte à sua descoberta.
Durante o documentário, são feitos exames com atletas de futebol americano e bombeiros, comparando a influência da alimentação vegana no sangue, nos níveis de colesterol e de pressão sanguínea, e até na ereção dos participantes.
Além disso, são entrevistados atletas de diversas modalidades, que dão seus depoimentos sobre como a mudança para uma dieta a base de vegetais fez com que seu desempenho no esporte aumentasse.
Nate Diaz e a alimentação à base de vegetais
Em certa altura, o documentário trata da primeira luta entre Nate Diaz e Conor Mcgregor, onde o irlandês afirma comer muita carne, o que o torna um leão, e que iria caçar a gazela que come somente vegetais, se referindo a Nate Diaz.
A luta termina com a vitória de Nate por finalização, e a referência que é feita no documentário é que a alimentação vegana teria lhe dado vantagem na luta.
Além dele, o lutador de boxe peso pesado Bryant Jennings aparece como defensor da dieta vegana, e afirma que ela fez com que seu desempenho melhorasse consideravelmente.
A resposta dos onívoros
Em um artigo publicado pelo site BeefPoint, escrito por Tim Rees, são apresentadas duras críticas ao documentário. A conclusão do autor sobre “The game changers” é a seguinte:
“– Este é um filme vegano com maior flexibilidade devido a problemas com as referências e para torná-lo atraente para aqueles que estão em cima do muro.
– As pessoas estão ficando desnutridas em nosso mundo desenvolvido e, ao remover os alimentos mais densos em nutrientes (produtos de origem animal), elas pioram.
– Homens muito durões do passado comiam muitos carboidratos porque precisavam ser gordos.
– Atletas antigos comiam muita carne e presumivelmente menos carboidratos, porque precisavam ser magros.
– Pode ser verdade que a fonte de proteína não seja tão importante quanto o AA específico na composição e desempenho do corpo. A ressalva é de pelo menos 2 gramas de leucina. É enganoso dizer que você pode fazer isso comendo plantas sozinhas, porque o que elas estão falando é suplementação.
– Os trabalhos apresentados são evidências fracas que sustentam pontos que não são claros para nós e, na verdade, prejudicam o argumento principal. Por exemplo, nenhuma de suas evidências mostra que a remoção da produção animal melhora o desempenho; no entanto, isso está implícito.”
Afinal, quem está com a razão nessa história?
Hoje em dia, vemos muitos lutadores de várias modalidades que aderem a uma dieta à base de vegetais com sucesso. Alguns deles muito conhecidos, como Nick e Nate Diaz, Jake Shields e Alex Caceres.
Independentemente do seu ponto de vista atual sobre o assunto, recomendo que você assista ao documentário com a mente aberta, e que também leia o artigo publicado por Tim Rees.
Se você pretende realizar uma mudança na sua alimentação, buscando um melhor desempenho nas lutas, ou mais qualidade de vida, o ideal é que você busque a orientação de um profissional de nutrição.
E aí, ficou interessado em assistir “The game changers”? Então confira o trailer abaixo. Ah, e não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre o assunto!
Deixe um comentário