
Nesta oportunidade, quero apresentar a você o livro do grande mestre de artes marciais Bruce Lee chamado Aforismos.
Trata-se de uma obra com um conteúdo muito atual e prático, ou seja, o que você lê, você já pode aplicar em sua vida diária, e alcançar melhores resultados em várias áreas de sua vida.
Confira!
Aforismos
A obra, organizada por John Little, e lançada no Brasil em 2007 pela editora Conrad, reúne em um só livro a filosofia de Bruce Lee, e sua forma de enxergar as mais diversas questões da vida.
Através de curtas reflexões sobre os mais diversos tópicos, Lee dá verdadeiras lições de como ter uma vida plena.
Aforismos é dividido em oito partes, e em cada uma delas são abordados temas variados. São elas:
- Sobre os Primeiros Princípios;
- Sobre o Ser Humano;
- Sobre as Questões de Existência;
- Sobre Realizações;
- Sobre Arte e Artistas;
- Sobre Libertação Pessoal;
- Sobre o Processo de Vir a Ser; e
- Sobre os Princípios Últimos.
O que é abordado em Aforismos
Na primeira parte, o leitor irá se deparar com a visão de Bruce sobre temas como a vida, a existência, o tempo, a realidade, as leis, o vazio, a morte, entre outros. Trata de questões existenciais, em que todas as pessoas estão inseridas e com as quais devem saber lidar.
A parte dois trata do ser humano, principalmente no que diz respeito à mente e sua capacidade, e como as pessoas devem encarar seus sentimentos segundo sua visão.
Questões referentes a situações comuns que as pessoas passam durante a vida são tratadas na parte três. Aqui são abordados desde temas familiares como namoro, amor, casamento, criação dos filhos, a questões mais sociais como ética, racismo, confronto e adaptabilidade.
Na parte quatro, o leitor encontrará sua visão quanto ao que traz realização ao ser humano, como o trabalho e a importância de se ter objetivos. Também encontrará o que, para ele, são vistos como verdadeiras armadilhas para aqueles menos preparados, como o sucesso, dinheiro, fama e elogios.
Como esteve em contato com a arte desde sua infância, época em que estreou no cinema, Bruce dedica a parte cinco à arte e aos artistas. Nela, ele deixa clara sua posição sobre o que é a arte e a sua importância para o ser humano.
A parte seis é dedicada à libertação pessoal. Aqui ele se posiciona contra sistemas e condicionamentos que, segundo ele, transformam as pessoas em seres mecânicos, sem criatividade. Aponta também meios de se libertar destes condicionamentos, como a meditação, por exemplo.
Na parte sete, Bruce aborda o processo de vir a ser, ou seja, o caminho para a realização pessoal, que para ele deve ser o maior objetivo de todo o ser humano. Para ele, o ser humano deve estar sempre em busca de crescimento e autoconhecimento. Além disso, deve conseguir se expressar, e buscar a simplicidade.
Finalmente, a parte final trata dos princípios últimos. Este capítulo, apesar de os temas escolhidos terem uma abordagem mais oriental, como Yin Yang e Tao, ele deixa claro que a filosofia ocidental e a oriental não são excludentes, pelo contrário, são partes de uma totalidade em que o ser humano está inserido.
Por que você deve ler Aforismos?
Como você deve saber, além de ator e mestre em artes marciais, Bruce Lee era um filósofo, formado pela Universidade de Washington. Com toda essa experiência, ele oferece ao leitor meios de colocar em prática questões que muitas escolas filosóficas mantêm no campo da reflexão e da teoria.
Seja você um praticante de artes marciais, um(a) dono(a) de casa, uma advogada, um arquiteto, ou um homem/mulher de negócios, Aforismos é um livro que te trará uma outra visão sobre a vida e a realização pessoal.
E aí, o que achou de Aforismos? Aqui eu recomendo apenas livros que eu já li, tendo assim propriedade para compartilhar minha visão sobre eles. Se você gostou do post, ou também já leu, deixe seu comentário. Abração!
Deixe um comentário