O principal torneio do karate kyokushin é o campeonato mundial aberto, realizado a cada quatro anos. A primeira edição do evento foi realizada em novembro de 1975, no Japão e contou com a participação de 128 atletas, representando 32 países.
Na época, as duas equipes que continham os atletas com mais potencial para conquistar o título eram a equipe japonesa e a americana. Outro forte candidato ao título era o galês Howard Collins, que havia completado com sucesso o teste das 100 lutas 3 anos antes.
Campeonato aberto
O primeiro campeonato mundial de kyokushin foi mais como um torneio geral de artes marciais, permitindo que lutadores de diversos estilos participassem, sob as regras do karate kyokushin. Alguns participantes, inclusive, usavam uniformes diferentes do tradicional dougui do kyokushin.
Como mostrado no documentário Fighting Black Kings, de 1976, o torneio contou com representantes de artes marciais como Kung Fu e Muay Thai.
Outra curiosidade é que, na época, os socos no rosto já não eram permitidos, porém, essa regra não era seguida de forma tão rigorosa. Era preciso que o golpe fosse muito claro e potente para que fosse marcada uma falta por um soco no rosto.
Os destaques da equipe americana
A equipe americana foi um dos destaques do torneio. Representada por nomes como Charles Martin, Frank Clark, Willie Williams e William Oliver, a equipe conseguiu com que dois de seus membros terminassem a competição entre os oito melhores classificados.
Um deles foi Charles Martin, que terminou na sétima posição, após ser derrotado por Hatsuo Royama.
O outro foi Frank Clark, que possuía experiência em outros esportes de combate, tendo sido campeão de boxe amador, e acabou perdendo para Daigo Oishi, terminando a disputa em oitavo lugar.
Observação técnica
Tanto no caso da luta entre Howard Collins e Toshikazu Sato, quanto em Charles Martin contra Hatsuo Royama, fica evidente que os lutadores não japoneses parecem não estar habituados a low kicks.
Sato explora bem essa técnica, obtendo a vitória em cima de Collins, enquanto Royama compensa a grande diferença de tamanho entre ele e Martin, utilizando esta mesma arma com sucesso.
O campeão, Katsuaki Sato
O campeão da primeira edição do mundial de kyokushin foi o japonês Katsuaki Sato.
Apesar de sua estatura acima da média dos japoneses, Sato é muito ágil. Chuta com bastante facilidade, e possui um ótimo mawashi geri de esquerda, além de desferir precisos ushiro geri na área do tronco.
Além disso, possui um ótimo condicionamento físico, o que lhe permite desferir um grande volume de golpes durante suas lutas.
Na final, Sato enfrentou seu compatriota Hatsuo Royama, e mostrando grande versatilidade, venceu a disputa por decisão dividida dos juízes, tornando-se o primeiro campeão mundial da história do kyokushin.
Abaixo, você poderá assistir à análise que fiz da final do campeonato. Se gostar, compartilhe para que mais pessoas possam ler este artigo.
LEIA TAMBÉM:
Deixe um comentário