Matt Hughes e Carlos Newton se enfrentaram em disputa do cinturão dos meio-médios do UFC em novembro de 2001. A luta teve um dos desfechos mais controversos e surpreendentes da história do esporte.
De um lado Matt Hughes, um wrestler americano que esteve na primeira divisão do esporte, e que chegava para a disputa com um cartel de 30 vitórias e apenas 3 derrotas.
O campeão, Carlos Newton, trazia na bagagem a experiência em competições de jiu-jitsu e submission. Apesar de menos lutas no currículo (10 vitórias e 5 derrotas), Newton possuía experiência em grandes eventos como Shoto e Pride, e havia acabado de conquistar o cinturão ao vencer Pat Miletich por finalização.
LEIA TAMBÉM:
Batalhas Épicas – Glaube Feitosa vs Nicholas Pettas; assista
Batalhas Épicas – Fedor Emelianenko vs Mirko Crocop; assista
O evento
O UFC 34 ocorreu em Las Vegas em novembro de 2001, e teve duas disputas de cinturão. A luta principal do evento foi entre Randy Couture e o brasileiro Pedro Rizzo, pelo título de campeão dos pesos pesados do UFC.
Hughes e Newton fizeram a luta co-principal do evento, que contou também com a participação de nomes como Rico Rodriguez, Roberto Traven, Frank Mir, BJ Penn, Evan Tanner, Josh Barnett, entre outros.
O MGM Grand Garden Arena contou com 9.000 espectadores, e o evento arrecadou um total de $502.550 em bilheteria.
A luta
Sendo ambos os lutadores oriundos da luta agarrada, a luta rapidamente vai para o chão. Matt se mantém por cima por grande parte do round, mas Carlos se mantém ativo na luta, parecendo até levar certa vantagem.
No momento que mais marcou o round, Carlos consegue uma boa raspagem em Matt. A luta se mantém bem disputada, e o primeiro round acaba.
O segundo round começa de forma parecida com o primeiro. Tanto Hughes quanto Newton mostram muita disposição.
Até que, passado pouco mais de um minuto do round, Newton consegue encaixar um triângulo em Hughes, que levanta o adversário e o leva à grade.
Newton continua ajustando a posição, encaixando bem o triângulo, até que Hughes perca momentaneamente a consciência.
Mas algo inesperado ocorre. Ao “apagar”, Hughes vai à lona, e como Newton estava com a posição encaixada, também cai, mas batendo a parte de trás da cabeça.
Newton perde a consciência com o impacto, enquanto Hughes pergunta ao árbitro o que houve. Ninguém havia notado que ele havia perdido a consciência momentaneamente.
Ao receber a confirmação de que havia ganho a luta, Hughes vibra, mesmo meio que sem entender o que havia ocorrido.
O novo campeão
Após a luta, Hughes se consolidou como um grande meio-médio, tendo vencido Newton em outra oportunidade. Venceu também nomes como Georges St.Pierre, BJ Penn e Sean Sherk. Hoje, faz parte do Hall da Fama do UFC.
Confira a luta abaixo, e deixe sua sugestão para o próximo “Batalhas Épicas”!
Deixe um comentário