Que a vida é feita de batalhas, todo mundo sabe. Porém, as batalhas enfrentadas por algumas pessoas podem ser bem maiores do que imaginamos. E é disso que o filme “Lutando por um sonho” se trata.
Muito mais do que suportar a rotina de treinos, o protagonista, um adolescente iraniano, aprende desde cedo a lutar pela vida.
Baseado em uma história real, o filme traz a mensagem de que perseverança e coragem ao enfrentar desafios são qualidades essenciais para quem quer alcançar um objetivo.
A seguir, vou contar um pouco mais sobre o enredo do filme. Cuidado com os spoilers!
Enredo de Lutando por um sonho (contém spoilers)
A história do filme se passa no final da década de 1970 e começo da de 1980, época em que havia muita tensão entre os Estados Unidos e o Irã.
Para escapar dos conflitos ocorridos em seu país natal, o jovem Ali Jahani vai para os Estados Unidos, enviado por seus pais, onde é acolhido pelo irmão de sua mãe.
No início, Ali enfrenta muita dificuldade de se enturmar, apesar de já dominar o inglês, e também o francês.
Os outros alunos insistem em trata-lo mal, com exceção de uma garota, que não concorda com o modo como ele é tratado. E para piorar, a relação com o tio não é das melhores. Este está sempre bebendo bastante, e reclamando (com razão) do preconceito sofrido na América, situação provocada pelos conflitos entre os dois países.
Como forma de se integrar ao ambiente escolar, Ali tenta integrar algum time esportivo. Com o futebol americano não deu muito certo, nem com o basquete. Mas, ao tentar o wrestling (luta olímpica), seu histórico em enfrentar situações de perigo no Irã dão a ele uma vantagem, e ele consegue entrar no time, mesmo não tendo experiência com o esporte, e contra a vontade do diretor.
LEIA TAMBÉM
Conheça o caminho para se tornar um artista marcial completo
Como as artes marciais podem te ajudar a desenvolver autoconfiança
7 benefícios que a pratica de lutas pode trazer a você
Dando os primeiros passos no wrestling (contém spoilers)
Quando seu tio descobre seu interesse por wrestling, se dispõe a treinar o garoto, já que ele mesmo tem experiência com o esporte.
Conciliando os treinos da equipe com as técnicas aprendidas com seu tio, Ali evolui rapidamente, e alcança ótimos resultados. Apesar disso, é tratado com hostilidade pela maioria das pessoas que acompanham as competições, e muitas vezes, pelos outros estudantes de sua própria escola.
Apesar de enfrentar momentos de medo e incerteza, Ali supera todas essas dificuldades com a ajuda de seu tio, seu treinador, e parceiros de equipe. Passa a ser respeitado na escola, e conquista o campeonato estadual.
Deixei alguns detalhes importantes de lado pois, quando você for assistir, é legal ter coisas que eu ainda não contei aqui.
Por que assistir Lutando por um sonho?
É sempre inspirador assistir a uma biografia, onde o protagonista precisa se superar para alcançar seu objetivo. Este é um filme que ensina como a vida pode ser dura, mas que lutando você consegue conquistar o seu espaço.
Ali, que estava destinado a morrer (assista para entender melhor), mostrou que não importa o quanto as pessoas tentem de derrubar. Se você tem um objetivo, você sempre precisa dar um jeito de dar a volta por cima.
E você, já assistiu esse filme? Comente aqui qual foi sua impressão sobre ele. Aproveite e confira o trailer!
Deixe um comentário