Os kata são uma parte essencial do treinamento de karate em geral, incluindo o kyokushin.
Estão presentes em todos os principais estilos de karate, e compõem, juntamente ao kihon e ao kumite, a base de todo o treinamento do karate.
A maior parte dos kata presentes no karate kyokushin são derivados de outros estilos de karate, já que o sosai Masutatsu Oyama era graduado em Shotokan e Goju-ryu, tendo treinado com os principais nomes dessas modalidades: Gichin Funakoshi e Gogen Yamaguchi.
Saiba quais são os kata presentes no karate kyokushin e suas origens!
Kata do norte e kata do sul
Os kata presentes no karate kyokushin provém de duas origens distintas, sendo classificados como kata do norte e kata do sul, como descrito no livro The Budo Karate of Mas Oyama, de Cameron Quinn.
Os kata do norte são aqueles aprendidos pelo sosai Oyama por meio de seu treinamento em karate Shotokan com Gichin Funakoshi. Já os kata do sul foram ensinados a Oyama por Gogen Yamaguchi e So Nei Chu, seus professores de Goju-ryu.
Tanto os kata do norte quanto os do sul têm em sua origem a ilha de Okinawa. Porém, os kata do norte fazem parte da tradição Shuri-te, da qual fazem parte os estilos nascidos na região de Shuri, em Okinawa.
Já os kata do sul fazem parte da tradição Naha-te, correspondendo aos estilos nascidos em Naha, também em Okinawa.
Quais são os kata do norte
Os primeiros kata aprendidos por quem começa a treinar karate kyokushin são os da série Taikyoku, sendo eles:
Taikyoku sono ichi
Taikyoku sono ni
Taikyoku sono san
Esses kata foram criados pelo fundador do karate Shotokan, Gichin Funakoshi.
Já os kata da série Pinan foram criados por Anko Itosu, professor de Funakoshi e considerado pai do karate moderno, embora este título seja usado mais frequentemente para se referir a seu aluno.
Esta série de kata também é conhecida como Heian no estilo Shotokan. Seus kata são:
Pinan sono ichi
Pinan sono ni
Pinan sono san
Pinan sono yon
Pinan sono go
Kata mais avançados, e que também fazem parte dos kata do norte são: Kanku, Bassai-dai, Shushiho e a série Tekki.
Os kata do sul
Chojun Miyagi, fundador do estilo Goju-ryu de karate, foi também o responsável pela criação de alguns dos kata do sul, assim como seu professor, Kanryo Higashionna, mestre em Naha-te.
Porém, grande parte dessa série de kata têm forte influência das artes marciais chinesas, alguns deles sendo adaptações de kata praticados na China.
Os kata do sul são:
Gekisai dai
Gekisai cho
Tensho
Sanchin
Saifa
Seienchin
Seipai
Yantsu
Tsuki no Kata
Enquanto a série Gekisai e Tensho foram desenvolvidos ou adaptados por Chojun Miyagi, Sanchin, Saifa, Seienchin e Seipai são de responsabilidade de Kanryo Higashionna.
Quanto ao Yantsu, não se sabe ao certo como se deu sua introdução no estilo kyokushin, mas é sabido que é um kata pertencente ao estilo Shito-ryu.
Outro kata que não se tem certeza de como foi introduzido no kyokushin é o Tsuki no kata. Sabe-se que seu criador é Seido Tada, graduado em Goju-ryu e fundador da organização Seigokan. Sabe-se também que Tadashi Nakamura, um dos primeiros estudantes de Oyama, tinha experiência prévia com o Goju-ryu.
Acredita-se que este kata tenha sido introduzido no kyokushin por ele, mas não se sabe ao certo.
Kata criados pelo mestre Oyama
Masutatsu Oyama também foi responsável pela criação de alguns dos kata que compõem o estilo kyokushin.
Entre eles estão a série sokugi, composta por:
Sokugi taikyoku sono ichi
Sokugi taikyoku sono ni
Sokugi taikyoku son san
A série de kata Sokugi é composta de três kata basicamente compostos por chutes. Esta série só foi incorporada formalmente no estilo após o falecimento do mestre Oyama.
Outra série de kata criada por Oyama é a de kata ura, composta por:
Taikyoku sono ichi ura
Taikyoku sono ni ura
Taikyoku sono san ura
Pinan sono ichi ura
Pinan sono ni ura
Pinan sono san ura
Pinan sono yon ura
Pinan sono go ura
Outro kata criado por Oyama é totalmente original, e leva o nome de Garyu. Este nome é a pronúncia japonesa do nome da vila em que nasceu na Coréia, e significa “dragão reclinado”.
Veja a execução feita pelo sosai Oyama do kata Teisho no Campeonato Mundial de Kyokushin realizado em 1991.
E aí, o que achou desta lista de kata? Você já aprendeu todos eles? Deixe seu comentário dizendo qual é o seu kata preferido!
Deixe um comentário