Uma parte importante da gestão de carreira de atletas é o planejamento de sua aposentadoria, já que se trata de uma carreira curta.
O esporte proporciona oportunidades que muitos jovens não encontrariam em outro lugar. Viagens, dinheiro visibilidade e reconhecimento são algumas delas.
Mas por se tratar de uma carreira curta, ela deve ser bem planejada. É importante que o atleta já tenha em mente o que irá fazer quando se aposentar.
Para isso, o ideal é que esteja cercado de pessoas de confiança, que desejem seu sucesso e o auxiliem em sua busca pelo êxito no esporte. Além disso, o atleta deve estar sempre buscando conhecimento relevante, que irá utilizar para a vida toda.
Atletas que têm negócios paralelos
Existem casos de atletas que, mesmo durante sua carreira atuando no esporte, conseguem conciliar treinos e competições com os estudos.
É o caso do lutador Shane Carwin. O ex-campeão peso-pesado do UFC completou dois cursos superiores e, quando conquistou o cinturão interino da organização, trabalhava em período integral como engenheiro.
Existem aqueles que unem o trabalho dentro dos ringues com negócios dentro do esporte. É o caso de Floyd Mayweather, boxeador invicto, com 50 vitórias na carreira. Através de sua empresa, a TMT (The Money Team), Mayweather promove eventos e gerencia a carreira de outros lutadores. No MMA, temos o caso de Conor McGregor, que recentemente anunciou o investimento em sua própria marca de uísque.
Novas carreiras após a aposentadoria
Há quem passe a se dedicar totalmente aos negócios após se aposentarem da carreira de atleta. Michael Jordan e Ronaldo são dois casos de sucesso nos negócios após terem tido carreiras vitoriosas.
Um caminho muito comum para atletas de modalidades de combate, assim como para jogadores de futebol, é se tornarem treinadores. Enquanto o mais frequente para os ex lutadores é abrirem seus próprios centros de treinamento, os jogadores são, muitas vezes, contratados por clubes por onde passaram durante suas carreiras.
Independentemente do que o atleta decida fazer após parar de competir, é necessário que ele se prepare. Se decidir se tornar um treinador, uma faculdade de educação física fará com que esteja mais preparado para desempenhar esta função. Se quiser se dedicar aos negócios, estude como funciona este mundo, para que não tenha contratempos.
Enfim, a disciplina e garra exigidos na vida de atleta o ajudarão a ser bem-sucedido, seja lá qual for o caminho que você irá escolher dali para frente.
Deixe um comentário