“Quando as possibilidades estão em baixa, mergulhe em seus recursos. Você tem mais do que pensa.” Elisabeth Goudge
Esta postagem é parte do e-book Profissão Lutador. Nele, você encontrará todas as ferramentas para montar sua estratégia de luta. Para mais informações, clique aqui.
Como todo lutador, você precisa possuir competências e recursos específicos para que você tenha um bom desempenho.
Competências dizem mais a respeito de você mesmo. Aqui no Profissão Lutador, o foco são as suas competências como lutador.
Enquanto na parte 1, o foco foi em reconhecer as suas qualidades como lutador, e cruzar essas informações com as que você tem sobre seu adversário, na parte 3 o intuito é descobrir como adquirir novas competências, ou melhorar as que já possui.
Você é um lutador capaz de ouvir as instruções de seu treinador durante a luta? Que nota você dá para essa competência em você? Como faria para melhorá-la?
As respostas para essas perguntas devem estar bem claras para você. Caso não consiga encontrá-las sozinho, busque a ajuda de seu treinador ou de um colega de treinos.
Nessa sessão você irá encontrar competências técnicas diferentes para grapplers, strikers e MMA. As competências físicas, técnicas e táticas, de uma forma geral, são basicamente as mesmas nas três modalidades.
De qualquer forma, você encontrará linhas em branco, onde você poderá anotar competências que você ache importantes, mas que não estão nas ferramentas.
Com essas informações em mãos, você poderá conduzir seu treino de forma mais acertada, pensando tanto no curto prazo quanto no longo prazo.
Quais recursos você possui?
Sabemos que o lutador brasileiro, de forma geral, dispõe de poucos recursos para desempenhar sua atividade.
Porém, muitas vezes, o lutador nem para pra pensar no que ele realmente precisa. E pior, não tem o planejamento de como utilizar os recursos que possui. Sem isso, é praticamente impossível montar uma estratégia de luta efetiva.
Aqui, duas coisas são importantes. Saber utilizar seus recursos sem desperdício, e encontrar formas de adquirir os recursos que não possui.
Dividi essa sessão em quatro ferramentas, que dizem respeito aos principais recursos que um lutador necessita. São eles:
- Recursos Humanos;
- Recursos Financeiros;
- Recursos Materiais; e
- Tempo.
Em alguns campos, você irá colocar uma descrição um pouco maior do que nos outros.
Pegando o exemplo do primeiro item dos Recursos Humanos, que diz respeito aos treinadores, você irá seguir o exemplo:
Possui (descrição)
- Treinador de boxe
- Treinador de wrestling
- Treinador de muay thai
Não possui (descrição)
- Treinador de jiu-jitsu
Nos outros itens, escreva na descrição o nome do profissional e quantas vezes por semana trabalha com ele.
Ao preencher a parte que diz respeito aos recursos financeiros, coloque o valor recebido em cada item, e como ele é utilizado em seus treinos e competições.
Quanto aos recursos materiais, descreva tudo o que você possui, e o que você necessita em cada item. O primeiro item, equipamentos de treino, pode ser preenchido seguindo o exemplo:
Possui (descrição)
- Luvas
- Bandagens
- Caneleiras
Não possui (descrição)
- Protetor bucal
- Tornozeleira
- Capacete
Na ferramenta referente ao tempo, é importante você descrever se possui tempo suficiente para fazer todos os treinos e atividades de que necessita.
Se falta tempo para ir à fisioterapia, por exemplo, anote lá na ferramenta.
Se está treinando somente meio-período por ter que conciliar o treino com o trabalho, ou os estudos, também anote. Neste caso, assim como no anterior, você descreveria que não possui tempo, e daria a justificativa, no caso o estudo ou o trabalho.
Este é um mapa para que você saiba o que já possui e o que falta para alcançar um nível mais alto.
Busque os recursos que você ainda não possui, e trabalhe para evoluir e adquirir competências.
Não sinta vergonha de pedir ajuda às pessoas que você sabe que podem te auxiliar, tanto no desenvolvimento de competências quanto para adquirir recursos. Isso fará toda a diferença na elaboração de sua estratégia de luta.
Ao completar a parte 3, assegure-se de que você:
- Já sabe as competências que possui, e as que ainda não possui;
- Avaliou tais competências, dando uma nota a cada uma delas;
- Encontrou formas de desenvolver competências;
- Sabe quais recursos possui, e de quais precisa;
- Já sabe como adquirir os recursos que ainda não possui.
Até semana que vem!
Deixe um comentário