“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” Pitágoras
Esta postagem é parte do e-book Profissão Lutador. Nele, você encontrará todas as ferramentas para montar sua estratégia de luta. Para mais informações, clique aqui.
Você pode não saber, mas uma programação anual de competições bem feita pode fazer toda a diferença nos resultados que você alcança.
Para que você chegue na competição em sua melhor forma, você precisa saber exatamente sua data e quanto tempo tem para se preparar.
Você precisa dividir o tempo de forma que seu treino seja realizado por etapas.
Com a ajuda de um preparador físico e de seus treinadores, você conseguirá montar uma programação de treino que fará com que você chegue na competição 100% pronto.
Além disso, apresentar uma programação anual de competições a um possível patrocinador aumenta as suas chances de conseguir fechar o patrocínio.
O problema é que nem sempre conseguir uma programação é possível. Você depende dos organizadores de eventos.
Atletas de MMA, por exemplo, estão sempre à procura de eventos em que possam lutar, às vezes tendo que aceitar lutas em cima da hora, para não correrem o risco de ficarem inativos por muito tempo.
Periodização é parte essencial da estratégia de luta
Uma maneira de contornar isso é estabelecer datas aproximadas em que você pretende lutar, e fazer isso desde o começo do ano.
Com isso, você poderá organizar seu treino para que, se surja alguma luta em uma data aproximada da que você programou no seu calendário, você esteja pronto.
Caso o evento seja em uma data que esteja fora da programação, considere recusar a oferta.
Federações e Confederações esportivas costumam disponibilizar os calendários de eventos no início do ano. Neste quesito, os esportes de combate amadores costumam apresentar maior organização do que os profissionais.
Então vamos lá!
Chame seus treinadores e montem juntos uma programação onde você possa estar em picos de performance durante o ano.
Estabeleça, já no início do ano, em quantas competições pretende participar, e divida seu treinamento de forma que alcance esses picos nas datas planejadas.
Para uma visão mais aprofundada sobre a importância da periodização de seus treinamentos, leia: Periodização do treinamento de lutas.
Ao completar a parte 2, assegure-se de que você:
- Decidiu em quantas competições pretende participar no ano;
- Apurou as datas das competições;
- Caso não conte com uma programação de sua organização, estabeleceu datas aproximadas em que pretende lutar.
Até semana que vem!
Deixe um comentário