Não adianta negar, todo mundo sente preguiça.
Quem nunca acordou com vontade de passar, pelo menos, mais uma hora na cama? Ou desejando que a segunda-feira não chegue.
Pois é, sentir preguiça é normal. E o problema não está em senti-la, mas em se render a ela.
Sabe por que?
Porque se render a preguiça vai fazer com que você não consiga cumprir com as suas obrigações pessoais e profissionais. Além disso, se render a este comportamento fará com que você abandone projetos importantes com facilidade, e se acomode ao seu estado atual.
Deixar a preguiça te dominar irá impedir você de realizar seus sonhos e objetivos, e acabar com a sua autoimagem e autoestima.
Portanto, aprenda como espantar a preguiça de uma vez por todas!
Por que sentimos preguiça?
O cérebro humano é programado para, entre outras coisas, fazer com que conservemos energia. É por isso que atividades que nos demandam sair dos padrões a que estamos acostumados são tão desgastantes.
Além disso, o cérebro precisa “enxergar” claramente qual é a vantagem de se realizar determinada ação. Sem isso, torna-se difícil desativar o modo “conservar energia”.
A boa notícia é que, atividades realizadas por repetidas vezes demandam menos energia do cérebro, já que podem ser realizadas de forma mais automática.
É importante também distinguir se o que você está sentindo é realmente preguiça ou se você está passando por um período de estafa, ou cansaço mental. Neste caso, os cuidados são outros, e você pode conferir neste texto.
Por que é importante controlar a preguiça
Um dos grandes vilões em se tratando de produtividade profissional e pessoal, com certeza é a preguiça.
Ela impede que você realize coisas importantes, não deixando que você se torne alguém melhor.
Seu sonho de alcançar independência financeira, fazer a viagem dos sonhos, começar o seu próprio negócio, ou mesmo conseguir a tão sonhada promoção, depende totalmente de que você seja capaz de controlar a preguiça.
Se você for um atleta então, nem se fala. A atividade que você escolheu para a sua vida exige que você cuide muito bem da sua alimentação, descanso, e que siga a sua rotina de treinos rigorosamente. Se deixar levar pela preguiça está fora de questão.
Prazeres imediatos contra objetivos de longo prazo
Quando você se rende a mais cinco, dez, quinze minutos a mais na cama depois do despertador tocar, ou a horas no sofá assistindo a séries, saiba que você está trocando seus objetivos de longo prazo por prazeres imediatos.
Os prazeres imediatos são pontos de escape que o cérebro encontra para não fazer o que é preciso, mas apenas o que é prazeroso. E a pior parte, é que isso irá fazer com que você nunca evolua, e permaneça na sua zona de conforto.
Isso é uma grande armadilha pois, ao se render a esses prazeres imediatos, a recompensa é instantânea, por menor que seja. Por outro lado, para a realização de coisas que realmente valem a pena, você precisa entrar em ação e passar por sentimentos como frustração e desgaste, sendo que os resultados nem sempre são garantidos.
A questão é que só há progresso fora da zona de conforto. Então, para se alcançar o que vale a pena na vida, é necessário ir em busca dos objetivos de longo prazo, e consequentemente, sair da zona de conforto.
Viu só como é importante que você aprenda a espantar a preguiça?
Afinal, como espantar a preguiça?
Ok, agora você está convencido de que é importante fazer com que a preguiça não seja um algo que te impeça de fazer coisas importantes pra sua vida, certo?
Se ainda não consegui te convencer, sugiro que faça uma auto reflexão para descobrir quais são os seus objetivos de vida, e se você tem vivido de acordo com eles.
Caso tenha decidido se livrar da preguiça, irei agora te dar um passo a passo com 6 dicas!
Evite a multitarefa
Por mais que você ache que dá conta, fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode atrapalhar muito o seu rendimento.
Se concentrar em uma atividade de cada vez aumenta a qualidade do resultado da tarefa realizada, além de economizar energia, já que o cérebro só precisa se preocupar em realizar uma coisa.
Organizar suas tarefas com uma programação diária e semanal ajudará e muito a você manter o seu foco, e não atropelar as atividades.
Dedique um tempo na semana, de preferência domingo a noite, para elaborar a sua programação semanal, escolhendo dias e delimitando horários para a realização de cada tarefa.
É importante que esta programação seja realista. Não é porque você decidiu vencer a preguiça que precisa encher a sua programação de tarefas, ok?
Divida suas tarefas em etapas
Tarefas longas são extenuantes, certo? E isso gera o que? Preguiça.
Para evitar que isso aconteça, divida as tarefas mais longas em etapas.
Fazer isso, além de trazer a sensação de dever cumprido a cada etapa concluída, aumenta o seu comprometimento, já que você se sentirá estimulado a cumprir as etapas seguintes.
Estabeleça limite de tempo para o cumprimento de cada tarefa
Ter a consciência de que precisa realizar algo, mas não colocar um prazo para que isso aconteça, aumenta as chances de que você se renda a preguiça.
Quando você estabelece um limite para o cumprimento da tarefa, isso cria um certo incômodo em você, caso esteja com o famos corpo mole.
Se no começo você não conseguir cumprir os prazos, não tem problema. Continue se esforçando para cumpri-los, e isso se tornará um hábito.
Celebre as pequenas vitórias
Só você sabe o quanto foi difícil vencer a preguiça e cumprir aquela tarefa de modo bem-feito. Por isso, procure definir recompensas, que devem ser desfrutadas ao cumprimento de cada tarefa.
Mas, do mesmo modo, defina “penalidades” para o caso do não cumprimento.
Cuide da sua saúde física
Boa alimentação e exercícios físicos farão com que o seu rendimento nas atividades diárias aumente consideravelmente.
Pode ser que você esteja pensando “ah, mas se eu fizer exercícios, irei me cansar mais”. Aí é que você se engana.
A atividade física, por si só, irá te ajudar a relaxar a mente, e tirar você um pouco do foco do trabalho. Além disso, os hormônios produzidos durante a atividade física, trarão a você uma sensação de bem-estar e relaxamento.
Ao se alimentar melhor, você aumentará a qualidade do seu sono, o rendimento nos exercícios físicos e, consequentemente, seu desempenho como um todo.
Tenha um horário de sono bem estabelecido
Dormir e acordar sempre nos mesmos horários fará com que o seu corpo se habitue, e que você acorde mais descansado.
O ideal é que você durma por tempo suficiente, entre 7 e 8 horas por noite. Mas sabemos que, dependendo da rotina que você leve, nem sempre isso é possível.
O que não pode é ficar trocando horas de sono por horas em frente a TV ou ao celular. Respeite os limites do seu corpo, e ele te retribuirá com mais disposição.
Como você viu, é muito importante que você consiga espantar a preguiça da sua vida.
A realização dos seus objetivos depende disso, e está nas suas mãos estabelecer as regras para que isso aconteça.
Não deixe que a sua mente seja a sua própria inimiga. Conheça-se melhor, e programe a sua mente para que você seja uma pessoa que age em alta performance.
Você acha que faltou algo no artigo? Comente dizendo o que pode ter faltado. Até a próxima!
Deixe um comentário