Jigoro Kano foi, além de fundador do judo, um dos mais importantes mestres de artes marciais japonesas da história.
Um homem à frente de seu tempo, ele conseguiu capturar a essência dos antigos estilos de jujutsu, e elaborar uma arte moderna, que aplica o mesmo conceito de ju para os tempos atuais.
Durante sua vida, dedicou-se ao desenvolvimento da aplicação do ju nas mais diversas situações, criando o judo. Esta nova arte marcial sintetiza o pensamento de Kano, tendo um caráter esportivo, que possibilita o enfrentamento e a aplicação de técnicas reais de combate, além do desenvolvimento físico do praticante.
Possui também o propósito de possibilitar o desenvolvimento intelectual e moral do praticante, sendo, neste ponto de vista, uma arte marcial completa.
Em seu livro “Energia mental e física: escritos do fundador do judo”, o próprio Jigoro Kano explica com detalhes como se deu o desenvolvimento do judo, e qual é o seu propósito. Confira!
O livro
Apresentarei aqui as ideias principais do livro sem dar muitos detalhes, pois acredito que você irá se beneficiar muito com a leitura deste livro, assim como eu. Por isso, se eu te contar tudo, acabarei estragando sua experiência.
O livro é dividido em três capítulos e mais um posfácio.
No primeiro deles, Jigoro Kano explica como se deu o desenvolvimento do judo, contando um pouco da história do jujutsu, e como a transformação destas práticas no que veio a ser denominado judo.
O segundo capítulo é dedicado a explicar o que vem a ser “o espírito do judo”, que é o princípio denominado Seiryoku Zenyo.
O Seiryoku Zenyo é o princípio que norteia o judo, e diz respeito à utilização da energia física e mental com o máximo de eficiência para o alcance de um objetivo.
Portanto, é um princípio que pode ser aplicado tanto ao se desferir um golpe quanto para seu aprimoramento como pessoa. Tem ainda como objetivo maior a formação de um indivíduo que contribua para que a sociedade seja transformada positivamente, por meio de suas ações.
No terceiro capítulo é explicado como é feito o treinamento do judo tanto dentro do dojo quanto com foco no aspecto educacional e moral do praticante.
Aqui, ele faz uma conexão com o entendimento que se tem do “espírito samurai” com as formas de aplicação do judo na sociedade de sua época.
Por que ler este livro
O judo, como exposto no livro, serve, conceitualmente, como um caminho de vida que pode ser aplicado mesmo por aqueles que não são praticantes das técnicas físicas desta arte.
Mesmo que você seja praticante de outra modalidade, irá se beneficiar muito ao adaptar estes princípios à sua prática e à sua vida diária.
Este livro te ajudará a olhar para o que você tem feito nos treinos, e quais técnicas você consegue aplicar com o máximo de eficiência, sem que energia seja desperdiçada.
Fora do dojo, você conseguirá enxergar como aplicar os princípios treinados no seu dia a dia, também visando evitar o desperdício de energia. Um exemplo seria pensar em formas de como evitar a procrastinação.
Acredito que o sonho de tornar o mundo um lugar melhor, que é o objetivo final do judo, parte da transformação individual. Este livro irá te ajudar a fazer a conexão entre o que você já faz nos seus treinos com o alcance deste objetivo final, por meio da transformação pessoal.
E aí, o que você achou deste livro?
Comente para que possamos trocar ideias sobre ele. Se não leu ainda, você pode compra-lo pelo link abaixo. Um abraço!
LEIA TAMBÉM:
As Artes Marciais como caminhos para o Autoconhecimento
7 benefícios que a prática de lutas pode trazer a você
Conheça o caminho para se tornar um artista marcial completo
Deixe um comentário