O que você deve fazer para conseguir um patrocínio esportivo

Tempo de leitura: 3 min

em outubro 24, 2018

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Um grande desafio para qualquer lutador é conseguir um patrocínio esportivo. Saiba o que você deve fazer para chamar a atenção das empresas.

O que você deve fazer para conseguir um patrocínio esportivo

Em um país como o Brasil, onde os atletas encontram grande dificuldade em se manterem com foco total nos treinamentos, contar com um patrocínio é uma bênção. Diariamente, muitos atletas que apresentam potencial para se destacarem, representando a bandeira verde e amarela mundo afora, desistem de suas atividades por conta de falta de recursos.

Por outro lado, os empresários brasileiros enfrentam uma alta carga tributária, que muitas vezes torna difícil até a manutenção de suas operações. É grande também a taxa de mortalidade de empresas nos primeiros anos de atividade, o que prova o risco do ambiente em que elas se encontram.

É claro que, para uma empresa, é interessante ter seu nome vinculado ao esporte. Uma empresa que apoia o esporte é vista como bons olhos perante seus clientes, e pela sociedade de um modo geral.

Mas é importante que ela saiba com clareza quais serão as contrapartidas que ela receberá ao apoiar um atleta. Por isso, é importante que o atleta deixe claro para a empresa o que ela irá ganhar ao patrociná-lo.

O que as empresas procuram em um atleta

Profissionalismo. Essa palavra é o que resume o que uma empresa busca em um atleta.

O que ocorre muitas vezes, é que não há comprometimento por parte do atleta quanto à divulgação da marca, nem quanto aos compromissos voltados com tais patrocinadores. O comportamento do atleta dentro e fora da área de treinos e de competições também influencia muito na decisão da empresa.

Um atleta que saiba chamar a atenção da mídia, e ao mesmo tempo tenha compromisso com a empresa e um comportamento que condiz com os valores de seu esporte e da empresa, tem mais chances de conseguir um patrocínio.

O que o atleta deve fazer para conseguir um patrocínio

As empresas entendem as dificuldades passadas por um atleta para que ele consiga conquistar uma medalha. E com certeza, querem estar expostas neste momento tão sublime. Mas para isso, o atleta deve fazer a “lição de casa”, para que possa se tornar mais atrativa para os possíveis patrocinadores.

Monte seu currículo esportivo

É importante que o currículo do atleta seja o mais completo possível. Deve incluir não só seus títulos, mas também as aparições que fez nos mais diversos veículos midiáticos, como revistas, jornais, programas de TV, rádio, enfim, tudo que seja uma potencial exposição para a empresa.

Conheça o perfil das empresas que apoiam o esporte

É importante que você conheça qual o tipo de empresa procurar. Isso fará com que você economize tempo, e consiga resultados melhores em sua busca.

Comece por aquelas que já apoiam outros atletas, mesmo que de modalidades diferentes da sua. Empresas de marcas esportivas, que comercializam produtos como suplementos, roupas, ou outra coisa ligada ao esporte, também devem ser alvos de sua busca.

Elabore um projeto

A elaboração de um bom projeto deve conter alguns detalhes que exigirão conhecimento em marketing esportivo. Se você não está acostumado a elaborar projetos, você pode procurar um profissional da área de marketing esportivo, ou buscar conhecimento, através de livros e sites especializados.

O importante é que o projeto seja bem elaborado, para que não corra o risco de ser rejeitado.

Faça com que a empresa saiba sua programação de competições

É importante que a empresa saiba quando e onde você irá competir. Além disso, é interessante que você informe a ela quando haverá alguma exposição na mídia, para que ela fique ciente de que você está cumprindo a sua parte no acordo.

Busque parcerias

Assim como os patrocínios em dinheiro, as parcerias são de grande ajuda para um atleta. Apesar de não fornecerem dinheiro, oferecem seus produtos, como por exemplo os materiais de treino. Esses materiais valem dinheiro, o que acaba sendo o mesmo que patrocinar.

É importante que o atleta patrocinado tenha compromisso com a marca que o patrocina. Você não vai aparecer de Reebok se está sendo patrocinado pela Nike, vai? Então muita atenção a este detalhe.

Então é isso. Se você gostou das dicas, compartilhe para que mais pessoas possam se beneficiar!

 

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