Geralmente quando se vê uma discussão sobre o que seria um artista marcial completo, logo se pensa em qual estilo de luta é o mais eficiente, ou qual seria o artista marcial mais habilidoso. Mas será que este é o significado de ser um artista marcial completo?
Em sua famosa frase “Seja como água!”, Bruce Lee fala sobre a característica que a água tem de tomar diversas formas. Quando colocada em um copo, ela toma a forma do copo, quando colocada em uma jarra, ela toma a forma da jarra.
Apesar desta adaptabilidade, ela não deixa de ser água, contanto que não seja misturada a algo. Assim é o artista marcial completo. Ele pode desempenhar qualquer função, e ter qualquer profissão, e conseguirá exerce-la como se estivesse praticando sua arte marcial, com o mesmo empenho e utilizando os mesmos conceitos e forma de pensar.
LEIA TAMBÉM: O que é Filosofia das Artes Marciais
O famoso samurai Miyamoto Musashi uma vez disse: “Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você vir o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho”. Isto significa que, a partir de um certo nível de prática, o artista marcial se torna capaz de aplica-la em qualquer atividade que venha a desempenhar, vendo o caminho em tudo o que faz.
LEIA TAMBÉM: O propósito da existência das artes marciais na atualidade
Portanto, ser um artista marcial completo não se trata força física ou habilidade técnica, mas sim da capacidade de aplicar os conceitos de sua prática dentro e fora da área de treinos.
E você, o que acha que torna alguém um artista marcial completo? Deixe seu comentário!
Deixe um comentário