Todo mundo que sonha, ou um dia sonhou em viver do esporte, com certeza já se perguntou como se tornar um atleta de alta performance.
Brilhar nas maiores arenas mundiais, competir de igual para igual com os maiores nomes do esporte que você ama, e algumas vezes com seus ídolos, é uma das melhores experiências que um atleta pode ter.
Porém, apenas uma pequena parcela do contingente de atletas mundiais consegue chegar a esse estágio.
Se você quer chegar lá um dia, saiba que o caminho não será fácil, mas com certeza valerá a pena.
Hoje vou dar umas dicas a você sobre como se tornar um atleta de alta performance. Confira!
O esporte de alta performance
Como você já deve saber, a carreira de atleta é bastante curta. Dependendo da modalidade que você escolhe, já é considerado “velho” para o esporte antes mesmo de completar os 30 anos de idade.
E além de curta, é uma das mais desgastantes. Muitos atletas carregam lesões e sequelas adquiridas em treinos e competições pelo resto da vida.
Mesmo assim, é uma carreira que atrai muitos jovens, que sonham um dia estar entre os melhores do mundo em uma atividade que amam.
Dito isso, pode-se dizer que a trajetória que um atleta segue até o topo é simples, porém não é fácil.
Em sua jornada, precisará abrir mão de muitas coisas prazerosas como festas, companhia da família, e até relacionamentos amorosos.
Mas muitos dos que chegaram no auge afirmam que tudo isso vale a pena.
Pontos básicos sobre como se tornar um atleta
Um atleta geralmente inicia suas atividades em uma idade que seus amigos ainda estão curtindo a infância, entre os 7 e 12 anos. Porém, dependendo da modalidade, a idade de início pode girar em torno de 3 anos de idade.
Nessa fase, o pequeno aspirante a atleta desenvolve seu repertório motor, enquanto seus treinadores, em conjunto com seus responsáveis, avaliam seu potencial para o esporte.
Passada essa fase, a criança passa pelas primeiras seletivas para entrar em alguma equipe que irá fazer com que ele se torne um atleta “de verdade”.
Ingressando nesse estágio, ele aprenderá basicamente quatro coisas, que veremos a seguir.
Dominar os fundamentos da modalidade em questão
Cada modalidade esportiva possui um repertório diferente de movimentos que devem ser assimilados pelo atleta. Se você quer ser um atleta diferenciado, dê muita importância aos fundamentos.
A prática diária do “arroz com feijão” fará com que você os domine de tal forma, que será capaz de elaborar movimentos avançados com muita facilidade.
Para que isso ocorra, é preciso que você, ou seus pais, busque a orientação de treinadores que realmente entendam do esporte em questão.
Amadurecer emocionalmente
Saber lidar com a dor, cansaço, cobranças e eventuais derrotas faz parte da vida de atleta. Se você não aprender como lidar com essas adversidades, não terá uma carreira vitoriosa.
É claro que isso leva tempo, mas quanto mais cedo você se conscientizar de que as coisas não acontecem sempre da maneira que você quer, mais preparado você estará.
Mas preste atenção. Não é para você se acostumar com as adversidades de maneira passiva, como por exemplo a derrota. Você deve tirar das adversidades um aprendizado para se tornar um atleta melhor. Senão, todo esse sofrimento não passará de masoquismo.
Cuidar do corpo
Você, como atleta, deve cuidar muito bem de sua principal ferramenta de trabalho: seu corpo.
O descanso, a nutrição correta e o treinamento devem ser feitos de forma sistemática. Assim, você atinge resultados que o levarão direto para a elite do esporte.
Evite, o máximo que puder, noites mal dormidas, alimentos que não fazem bem para o seu corpo, e faltar nos treinos. Tenha sempre em mente que esses prazeres momentâneos podem custar o sonho da sua vida.
Estar consciente dos sacrifícios que a carreira envolve
Muitas vezes, como atleta, você terá que abrir mão da sua vida social. Por ter que seguir uma série de regras que seus amigos e familiares não precisam seguir, você se sentirá só, muitas vezes sem uma companhia sequer.
Mas saiba que a verdade é que isso acaba sendo um preço muito pequeno a se pagar para a realização de um sonho. A maioria das pessoas não tem a coragem e a disciplina necessárias para correr atrás dos seus sonhos. Por isso, não siga a maioria, siga o que acredita ser o certo.
Como se tornar um atleta diferenciado
Chegará um certo momento na sua carreira de atleta que você irá se deparar com muitos rivais de alto nível. Para estar preparado para alcançar, ou transpassar o nível deles, você deve se tornar um atleta diferenciado.
Isso significa que você precisará fazer além do que é pedido ou exigido de você nos treinos. Procure meios de evoluir como atleta o tempo inteiro. Tenha as rédeas da sua carreira como atleta.
Essa atitude fará com que você assuma total responsabilidade com o que acontece com você e sua carreira. Apesar da pressão, esse é o melhor meio de conduzir a sua carreira.
Ter uma atitude passiva, deixando que outras pessoas cuidem de sua carreira e tomem decisões sem que você saiba, limitará muito você como atleta e como pessoa.
Com uma espírito ativo, você chegará as competições com muito mais vontade de vencer, pois você terá total consciência do que está em jogo.
Conclusão
A carreira de atleta não é, nem de longe, uma das mais fáceis. Mas pode ter certeza, é uma das mais gratificantes.
Escrever o seu nome na história é para poucas pessoas, e o esporte é um dos caminhos mais democráticos para se conseguir isso.
Se você está disposto, ou disposta a pagar o preço, saiba que um caminho de muitos sacrifícios e realizações te aguarda.
Procure aprender constantemente, e nunca deixar que pessoas que nunca realizaram nada de significativo te tirem do seu caminho.
Lembre-se sempre do que fez você optar por essa carreira, e não desista até conseguir.
E aí, o que achou deste artigo? Se gostou, compartilhe com seus amigos aspirantes a atletas, ou atletas em atividade.
Até a próxima!
Deixe um comentário