O cansaço mental é um problema que vem crescendo muito atualmente. Com a necessidade de estarmos sempre conectados, trabalhando praticamente o tempo inteiro, a mente acaba sobrecarregada, o que gera vários problemas.
Atualmente, o Brasil se encontra no segundo lugar no ranking mundial de estresse, segundo a Associação Internacional de Controle do Estresse (ISMA). Muitas das razões para que isso aconteça são difíceis de se evitar, como pegar trânsito ou transporte público lotado, ambiente estressante no trabalho, ou mesmo não estar habituado a trabalhar em casa, situação em que muitos se encontram de uns tempos para cá.
Porém, existem formas de se reduzir os impactos do ambiente e manter a mente saudável e produtiva, evitando o estado de cansaço mental. É o que vamos ver neste texto. Vamos lá?
Como acontece o cansaço mental
O cansaço mental se dá quando há uma sobrecarga de estímulos no cérebro. Com a velocidade com que a informação é transmitida atualmente, somos o tempo inteiro bombardeados por notícias e informações, que chegam a nós a todo instante.
O problema é que o cérebro humano não é programado para lidar com um volume de estímulos tão grande. Como resultado desse estímulo constante e exagerado, ocorre uma liberação excessiva de cortisol, o hormônio do estresse, na corrente sanguínea, o que resulta, entre outras coisas, no cansaço mental.
Somados a isso, uma rotina extenuante de trabalho, excesso de cobranças no meio profissional e na vida pessoal, assim como doenças como depressão e ansiedade também são razões para que você desenvolva a estafa, ou cansaço mental.
Principais sintomas
São vários os sintomas apresentados por quem enfrenta uma situação de cansaço mental, e vão desde os mais leves até os mais penosos.
Entre eles estão a dificuldade em se concentrar, mesmo em tarefas simples, cansaço em excesso, falta de energia, insônia, alterações no humor, dores no corpo, diminuição da libido e perda de apetite.
A pessoa também pode apresentar uma diminuição na produtividade e na motivação, e desinteresse em atividades que considerava agradáveis.
É importante que você consiga identificar estes sintomas o quanto antes, para que este quadro não evolua e que você saia o menos prejudicado possível.
O que fazer para combater o cansaço mental
Como você viu, uma situação de estafa pode trazer prejuízos para todas as áreas da sua vida, não permitindo que você trabalhe para alcançar seus objetivos de vida.
Agora, uma coisa que você precisa evitar é tentar apagar o fogo com gasolina.
Mas como assim?
Você, por estar com cansaço físico decorrente do cansaço mental, pode ser levado a acreditar que se fizer alguma atividade física ficará mais cansado ainda. Aí, o que você faz? Resolve “relaxar” mexendo no celular ou computador, ou seja, enchendo mais ainda o seu cérebro de informação.
O que você precisa saber é que a atividade física vai te ajudar a combater esta situação, pois o exercício promove a liberação de hormônios responsáveis pelas sensações de prazer e bem estar.
Além disso, passar mais tempo de qualidade com a família, dormir no horário correto, beber bastante água durante o dia e contar com um psicólogo para lidar com possíveis problemas emocionais fará com que você consiga manter sua mente saudável e descansada.
A alimentação também tem um papel fundamental nesse processo. Uma dieta equilibrada e a utilização de suplementos, quando recomendada por um nutricionista, também faz parte da base para a saúde física e mental.
Entenda que, antes de se auto medicar, você deve mapear os seus hábitos atuais. Na maioria das vezes, com atitudes simples e pequenas mudanças, sua qualidade de vida irá melhorar demais.
Lembre-se que, para ter alta performance, seja nos esportes, nos negócios ou em qualquer área, corpo e mente precisam estar em plena forma.
Se você já enfrentou ou tem enfrentado uma situação de cansaço mental, deixe seu comentário contando como lidou com isso. Até a próxima!
Deixe um comentário