
Quem entende um pouco de lutas certamente sabe quem é Glaube Feitosa. Finalista do K-1 World GP de 2005 e campeão do K-1 GP de Las Vegas no mesmo ano, Glaube é um ícone da luta em pé brasileira.
Sua arte marcial de origem é o karatê kyokushin, onde o brasileiro sempre teve um lugar de destaque nas competições, e realizou batalhas épicas.
Entre elas (a minha favorita) está sua luta contra o dinamarquês Nicholas Pettas, sobre a qual contarei um pouco a seguir. Confira!
Campeonato Mundial por Categoria de Peso
O evento mais tradicional do karate kyokushin é o campeonato mundial. Realizado a cada quatro anos, o evento reúne os melhores atletas do mundo em uma única chave até que, após três dias de competição, seja sagrado um campeão.
O primeiro campeonato mundial da modalidade foi realizado em 1975, e o Japão foi campeão, assim como nas cinco edições seguintes.
Por ser uma modalidade onde a força é um fator muito importante para definir uma luta, atletas menores e mais leves levavam desvantagem. Assim, em 1997, foi criado o mundial por categoria de peso, para que atletas menores pudessem competir em pé de igualdade contra adversários com estrutura física equivalentes.
O evento foi realizado em Osaka, no dia 20 de abril de 1997, e teve Francisco Filho como campeão peso pesado, Glaube Feitosa como vice, e Marcos Costa com o terceiro lugar na categoria médio.
Glaube Feitosa x Nicholas Pettas
Em uma luta extremamente técnica, onde ambos lutam agressivamente, desferindo uma série de chutes com potencial de levar o oponente à lona a qualquer momento, Glaube começa em desvantagem.
Terminados os três primeiros minutos de luta, dois juízes dão vitória para Nicholas, enquanto dois dão empate, ficando a decisão nas mãos do juiz central, que decide por empate.
Na primeira extensão, a luta segue frenética. Ambos se mantem muito agressivos, porém o brasileiro mostra certa superioridade. Na decisão as bandeiras se invertem, com dois juízes dando vitória ao brasileiro, e dois dando empate. O juiz central novamente declara a luta empatada.
Na segunda extensão, ambos estão exaustos. Porém o brasileiro domina completamente a luta, e ao final é declarado vencedor, conquistando a vaga para a final do primeiro campeonato mundial por categoria de peso.
Assista abaixo a esta grande luta, e não se esqueça de comentar depois!
Deixe um comentário