Quem possui uma academia de lutas atualmente vem passando por um momento desafiador. Estamos em 2020, e o coronavírus tem atrapalhado muito a vida de quem tem um negócio físico.
Mas em toda crise existem oportunidades “escondidas”, e quem as identifica e age primeiro acaba levando vantagem.
Com o crescimento dos negócios digitais, você que possui hoje por volta de 200 alunos, tem um potencial de aumentar em dez, cem, mil, ou até mais vezes o número de clientes.
Repare que, no título, eu disse que traria 9 ideias simples. Simples é diferente de fácil, mas garanto que elas são totalmente possíveis de serem aplicadas.
Duvida? Então leia até o final e descubra como!
Sua academia de lutas não tem mais limites físicos
Queira você ou não, as paredes de sua academia já não representam os limites dela.
Posso afirmar com convicção que grande parte dos seus alunos atuais encontraram sua academia na internet antes de começarem a treinar.
O que você precisa é ter clareza da razão pela qual eles escolheram sua academia de lutas em meio a milhares de opções. Tem que saber exatamente qual é o seu ponto forte, e explora-lo para conseguir mais alunos do mesmo perfil.
“Ah, mas eu atendo a um público muito eclético”. Sim, mas com certeza tem um perfil que se destaca, e que talvez você não tem dado a devida atenção.
Por querer agradar a todos, você acaba não satisfazendo totalmente a ninguém. Isso gera rotatividade, pois além de atrair clientes, é necessário retê-los. Para isso, você precisa fazer com que eles se sintam plenamente satisfeitos.
Ao saber exatamente o perfil de clientes ideal para o serviço que você oferece, a chance de fazer com que ele se encante com o que você oferece aumenta muito.
Com isso, o número de alunos vindos pelo boca a boca também irá aumentar. Novos alunos virão por recomendação daqueles que gostaram das aulas.
Portanto, atente-se em saber como as pessoas têm chegado à sua academia, e faça o máximo para se destacar da concorrência no mundo digital.
Você já não precisa mais oferecer seus serviços apenas localmente
Como as fronteiras da sua academia já não são apenas físicas, sua expansão não tem mais limites. Você pode oferecer uma variedade enorme de produtos e serviços por meio da internet, e fortalecer a sua marca por meio dela.
Trouxe aqui nesta artigo algumas ideias que podem ser aplicadas por você para que sua academia de lutas se torne um negócio bem lucrativo.
Produção de cursos online
Apesar da resistência de alguns professores de lutas, está comprovado que é totalmente possível oferecer uma aula de qualidade por meio da internet.
Se seu conteúdo é relevante, e você o domina bem, não tem porquê sua aula online não ser boa.
Porém, para produzir um curso online de qualidade, você precisa de planejamento e muita organização. Precisa também ensinar algo diferenciado, preferencialmente o que seus alunos atuais gostariam de aprender, mas que não é ensinado com frequência nas aulas.
Atualmente existem diversas plataformas onde seu curso pode ser disponibilizado, com Eduzz, Hotmart e Monetizze.
O ideal é que se mantenha parcerias com afiliados, que são os profissionais que trabalham com vendas de produtos digitais. Eles saberão a melhor forma de fazer com que seu produto seja um sucesso de vendas.
Camisetas e objetos personalizados
Hoje em dia você pode ter uma loja de produtos físicos na internet sem precisar manter um estoque.
A Amazon, por exemplo, oferece um serviço chamado Merch, onde você pode comercializar camisetas de sua academia de lutas sem precisar se preocupar com estoque.
Para isso, você se cadastra na plataforma, onde você irá produzir as camisetas com o design que você deseja, e pronto, você já tem sua loja online.
Outra plataforma que oferece serviço similar é o Teespring. Tudo o que você precisa fazer é fornecer o design para seus produtos, e a plataforma cuida de todo o resto.
Afiliação com produtores de cursos digitais
Da mesma forma que você pode produzir seus cursos digitais, você pode também se afiliar a quem produz algo que complemente o que você já oferece.
Assim como acontece nas academias físicas, onde são oferecidos vários serviços agregados como nutricionista, fisioterapeuta, massagista, entre outros, o site de sua academia de lutas pode oferecer algo que não faz parte de sua especialidade.
Um exemplo é se o seu público é majoritariamente de pessoas preocupadas com a estética. Seu site pode oferecer, como afiliado, cursos sobre alimentação saudável, receitas, dicas de treinamento que complemente o que você oferece, e muito mais.
Com isso, você irá receber uma porcentagem das vendas realizadas através do seu site.
O ideal é que você conheça o trabalho do produtor do curso e confie em seu produto antes de oferece-lo a seus alunos.
Recomendação de livros relacionados às atividades da academia
Livros sobre lutas e artes marciais são produtos muito interessantes. Todo mundo que pratica uma luta tem curiosidade em saber cada vez mais sobre ela.
O ideal é que o exemplo venha de você, professor. Cultive o hábito de ler, comente sobre esses livros com seus alunos, e mantenha no seu site um espaço onde seus alunos possam compra-los.
Você não precisa tê-los fisicamente. Você pode, por exemplo, se tornar um afiliado da Amazon, oferece-los em seu site, e receber uma comissão pelas vendas.
Presença digital
Quando alguém procura informações na internet sobre determinado assunto, o principal site a que se recorre é o Google. Em segundo lugar fica o YouTube.
Como anda a sua presença nessas plataformas? Ao digitar o nome de sua modalidade, seu site é exibido na primeira página do Google? Você tem compartilhado conteúdo relevante sobre sua arte marcial no YouTube ou por meio de um blog, no site de sua academia?
Quanto mais facilmente você for encontrado nessas duas plataformas, mais autoridade será atribuída a você. Você será visto como especialista naquele assunto, e mais pessoas irão procura-lo.
Estude formas de estar presente nessas duas plataformas para aumentar sua presença digital, e, consequentemente, o número de alunos de sua academia de lutas.
Anúncios no site da academia
Se você possui um site com um bom tráfego, ou seja, muitas pessoas o visitam, você pode reservar espaços dele para publicidade paga.
Anunciantes ficarão interessados em divulgar seus produtos no seu site, já que ele é visto por um grande número de pessoas diariamente.
Com isso, você garante uma renda extra.
Esses acordos podem ser feitos tanto diretamente com o anunciante como por meio do Google Adsense.
Mas cuidado, não exagere no número de anúncios para não prejudicar a experiência de quem visita o site. Isso pode fazer com que o número de visitas caia.
Cursos e palestras voltadas ao público externo
Uma boa forma de captar alunos indiretamente é oferecendo cursos e palestras com temas específicos sobre um assunto relacionado às suas aulas.
Pode ser sobre defesa pessoal, treinamento para atletas, curso de bandagem para lutadores, história das artes marciais, entre outros.
Estes eventos podem contar com a presença de outros profissionais como médicos, fisioterapeutas, dentistas (pense num curso sobre protetores bucais), e vários outros.
O melhor é que eles podem ser realizados dentro de sua própria academia, o que não irá te gerar gasto extra com aluguel de espaço.
Procure divulgar bem o evento, e faça com que ele seja aberto ao público em geral.
Publicação de livros
Que tal compartilhar suas experiências no mundo das lutas através de um livro?
Hoje em dia, você não precisa nem correr atrás de uma editora para publicar seu livro. Existem várias plataformas que possibilitam a autopublicação de livros, como por exemplo o Kindle Direct Publishing (KDP) da Amazon (eu sei, de novo a Amazon rs).
Tenho certeza que seus alunos serão os primeiros a comprar. E um professor com um livro publicado passa muito mais autoridade.
Mas cuidado. Para publicar seu livro, faça o planejamento do conteúdo que pretende compartilhar, e, de preferência, contrate um revisor quanto o texto ficar pronto.
Assim você garante a qualidade de seu livro.
Oferecimento de aulas por meio de streaming
Em tempos de isolamento social, o número de aulas sendo realizadas de forma síncrona, principalmente por meio da plataforma Zoom, aumentou de forma assustadora.
A vantagem de uma aula realizada em tempo real é a interação entre professor e alunos, já que possíveis dúvidas podem ser tiradas na hora.
Mas, como acontece na academia, nem todos podem estar presentes no horário das aulas.
Uma boa alternativa para atender a esse público seriam as aulas gravadas. Você pode criar uma plataforma de streaming similar à Netflix, e disponibilizar nela suas aulas para que o aluno possa assistir no dia e horário que for possível a ele.
Para isso, é necessário que as aulas sejam gravadas com ótima qualidade, e passem por atualizações periódicas.
Cuidados na hora de expandir seu leque se serviços
Com tantas ideias para aumentar a renda de sua academia de lutas, você deve ter ficado bem empolgado, certo?
Porém, antes de começar, é necessário que você tome alguns cuidados, a fim de se proteger de problemas.
Cuidado com a venda casada
Um cuidado a se tomar ao oferecer seus produtos e serviços é a venda casada. Esta é uma prática presente em muitos estabelecimentos, muitas vezes por falta de conhecimento do dono da academia, mas que fere os direitos do consumidor.
Se você oferece, por exemplo, aulas de boxe, e também vende luvas similares às que podem ser encontradas fora da academia, e “obriga” o aluno a comprar de sua academia, caracteriza-se a venda casada.
Outro exemplo é, se você resolve se tornar afiliado de um curso de primeiros socorros, e torna esta formação obrigatória em seus exames de graduação.
Informe-se sobre estas práticas e fique longe de encrencas.
Enquadramento das atividades de sua empresa
O ideal também é que você procure seu contador para que ele verifique se sua empresa pode comercializar tais serviços.
Se o CNAE de sua academia não enquadra estas atividades, oriente-se e adeque-se para que não tenha problemas.
Bom, essas foram as dicas de como aumentar a renda de sua academia de lutas.
Quer saber um pouco mais sobre alguma dessas ideias? É só perguntar.
Um abraço!
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