Um atleta de alta performance é aquele que possui um perfil comportamental que o permite entregar mais resultados do que o esperado.
Seu conjunto de habilidades, e principalmente de atitudes, fazem com que este atleta se diferencie dos demais, puxando para cima os níveis da competição.
Como suas atitudes são alinhadas aos seus objetivos de curto, médio e longo prazo, sua energia é toda direcionada para o cumprimento de metas.
Mas, como desenvolver uma mentalidade de alta performance? E por que ela é importante para o seu desempenho esportivo? É sobre isso que vamos conversar hoje!
O “segredo” da alta performance no esporte
Se você escolheu o esporte como profissão, já deve ter percebido que essa não é uma das carreiras mais fáceis.
Diferente de um trabalho comum, onde você cumpre seu horário e tem o “direito” de esquecer do trabalho ao chegar em casa, a dor, o cansaço e a pressão por resultados não deixam você se esquecer do seu. Além disso, sua rotina de sono e alimentação são alinhadas com a sua escolha de vida, ou pelo menos deveria ser.
Muitos atletas iniciantes e intermediários perguntam aos mais experientes se existe algum segredo para alcançar resultados extraordinários, e também qual seria este segredo.
E quando ouvem como resposta que tal segredo não existe, se sentem frustrados, como se os campeões com quem conversaram estivessem escondendo o jogo.
Porém, a verdade é que tal segredo realmente não existe.
Se tem uma coisa que a carreira de atleta tem em comum com as outras é justamente isso. A necessidade de dominar os fundamentos com maestria, para poder progredir na sua prática.
E é aí que geralmente os atletas iniciantes pecam. Em sua ânsia por resultados e progresso rápido, muitos acreditam que os exercícios e práticas básicas têm pouca importância, pois geralmente são monótonos e repetitivos.
Mas é através da sua repetição contínua que o corpo aprende a realizar os movimentos básicos da modalidade de modo que utilize energia da forma mais eficiente possível, sem desperdícios. Ou seja, os fundamentos moldam seu corpo para que você não se canse facilmente e consiga ter um melhor desempenho.
Por isso, se você está em busca de um segredo para aumentar sua performance, o nome dele é repetição. Domine os fundamentos com maestria!
Atitudes de um atleta de alta performance
A alta performance no esporte tem como base três pilares: treino, alimentação e descanso. Por isso você como atleta deve sempre procurar meios de como melhorar a sua alimentação, como treinar melhor e como descansar bem.
Para sustentar estes três pilares, você precisa desenvolver uma mentalidade forte, e habilidades como autoconhecimento e gestão do tempo.
O autoconhecimento te ajudará a enxergar com clareza as suas forças e as suas limitações. Com isso, você irá evoluir muito mais rapidamente, corrigindo suas falhas de forma contínua.
Já a gestão do tempo fará com que você seja mais produtivo, eliminando coisas na sua rotina que não tenham tanta importância, e “roubam” o seu tempo de descanso. Entre estes ladrões de tempo estão o uso excessivo do celular e videogame, assim como maratonas de séries e conversas prolongadas sobre assuntos de pouca importância.
Não estou dizendo aqui que para ser um atleta de alta performance você precisa virar um monge. Apenas tome cuidado para não deixar que atividades que não te tornam um atleta melhor roubem seu tempo.
Invista em si mesmo
Como atleta, você deve estar constantemente investindo em si mesmo. Boa parte do seu tempo, dinheiro e recursos devem ser utilizados de forma a transformar o seu sonho de ser um campeão em realidade.
Mapeie quais são os conhecimentos que você precisa, e ainda não possui, e procure uma forma de adquiri-los gratuitamente.
Hoje em dia, com uma infinidade de blogs e canais no youtube, que tratam de diversos assuntos, esta não é uma tarefa impossível.
Caso não consiga encontrar estes conhecimentos de forma gratuita, busque livros, cursos e mentorias. Contar com a experiência de quem já conhece o caminho que você está trilhando irá acelerar o seu processo.
Investir em si mesmo é importante pois possibilita que você esteja sempre evoluindo e, provavelmente, a frente dos seus adversários.
Desenvolva uma mentalidade de alta performance
Foque em desenvolver uma mentalidade poderosa, e não se compare com os outros. Mais cedo ou mais tarde, você irá descobrir que seu único adversário é, na realidade, você mesmo.
Utilize recursos motivacionais, como filmes, músicas, palestras ou vídeos de atletas mais experientes quando precisar, mas tenha consciência de que motivação acaba, e o que te leva ao seu objetivo é disciplina.
Eu mesmo me utilizava muito desses recursos durante minha carreira, e eles sempre me foram bem úteis, principalmente nos dias em que eu estava mais cansado. Mas foi a disciplina e o trabalho duro que me levaram onde eu havia definido como objetivo.
Estipule metas
Quando você começou a treinar, você provavelmente tinha um objetivo grande em mente. Talvez tenha visto algum atleta de renome conseguir um título importante, e tenha decidido que iria seguir o mesmo caminho.
Mantenha este objetivo em mente, e o quebre em metas, formando uma espécie de escada até o seu objetivo maior.
Defina quando pretende chegar ao seu objetivo, e estipule metas anuais, semestrais, trimestrais, e daí por diante. Quando você menos esperar, estará diante da oportunidade de realizar aquilo que tanto deseja.
Não hesite diante de um desafio
Em uma competição, seja ousado e faça tudo o que estiver ao seu alcance para vencer, seguindo as regras, claro.
Não se deixe intimidar por rivais mais experientes e aparentemente mais aptos que você. Foque apenas no seu desempenho e no que você é capaz de fazer.
Pois no final das contas, por mais duro que seja o adversário, a competição é entre você e sua mente.
Seja consistente
Nos treinos, você terá dias bons e dias ruins. Haverá dias em que você parecerá um iniciante, e outros em que você estará voando.
Seu treinador irá te cobrar por mais empenho, pois o trabalho dele é extrair o melhor que você tem a oferecer.
Saiba que, em qualquer estágio que você esteja em sua prática, seja você um iniciante ou um atleta experiente, isso nunca mudará. E a única coisa que você pode fazer é continuar trabalhando para melhorar suas habilidades.
Para que o seu corpo e mente rendam mais, utilizando o mínimo possível de energia, é necessário o estímulo diário, ou seja, repetição, repetição e repetição!
Respeite os momentos de descanso, mas não faça corpo mole quando tiver que treinar.
Antes da alta performance, dedique-se à auto performance
Quando você está começando no esporte, a auto performance deve ser o seu objetivo.
Se você terminou em oitavo em uma competição, busque um resultado melhor na próxima vez em que competir.
Assim, de degrau em degrau, você estará se superando, ou seja, conseguindo auto performance.
Conclusão
A alta performance no esporte é conseguida através do desenvolvimento de uma série de habilidades físicas e mentais.
É um processo de desenvolvimento constante, onde a experiência também é fundamental.
Então, quanto mais cedo você aprender a se observar e aprender com as experiências vividas no esporte, mais rapidamente atingirá o nível de alta performance.
E aí, o que achou do artigo? Se você gostou, compartilhe com aquele seu amigo ou amiga atleta!
Deixe um comentário