O Marketing de Conteúdo é uma forma muito econômica e eficiente de aumentar o número de alunos de sua academia de lutas. Leia e saiba mais!

Atualmente, boa parte dos seus clientes, seja qual for o ramo de atuação de sua empresa, se encontra na internet. Em uma academia de lutas não é diferente. Acredite, a grande maioria de seus alunos acessam diariamente a internet, possuem contas em mídias sociais e consomem conteúdo digital.
Isso exige que sua estratégia de negócios se adapte a esta realidade.
Aproveitando o potencial que a internet oferece, uma alternativa para atingir o seu público, e consequentemente conseguir mais alunos para sua academia, é a adoção do Marketing de Conteúdo. Mas o que é, quais suas vantagens, e como começar a trabalhar com o Marketing de Conteúdo?
Descubra as respostas para estas perguntas ao longo deste artigo!
O que é Marketing de Conteúdo
Para tratar do Marketing de Conteúdo, primeiramente vamos analisar como se dá o Marketing tradicional.
Imagine que você está assistindo ao seu programa preferido na televisão. A cada quantidade de tempo determinada pela emissora, seu programa é interrompido, onde são apresentadas a você propagandas de marcas que pagam caríssimo por essa publicidade. A isso é dado o nome de intervalo comercial.
O mesmo ocorre quando você está dirigindo e passa por outdoors, onde estão expostas propagandas de marcas que pagam para serem expostas nestes espaços. Outro exemplo são as propagandas de produtos anunciados por rádio.
Muito provavelmente, você ignora a maior parte destes anúncios, por simplesmente não se identificar com o que estas marcas têm a oferecer a você.
Aí está um problema, pois estas empresas pagam muito caro para exporem seus produtos nestas plataformas. Na verdade, quanto maior a empresa, menor o problema, pois elas dispõem de recursos para ações como estas. Já para uma empresa menor, é necessário que as ações gerem resultados com menor custo.
Ao contrário do Marketing Tradicional, no Marketing de Conteúdo você não irá simplesmente distribuir anúncios de forma “aleatória”. O método utilizado por essa forma de Marketing é a atração de seu público através da entrega de conteúdo de valor. Com isso, sua marca ganha visibilidade, engaja potenciais clientes, e diminui os custos com Marketing.
Como é feito o Marketing de Conteúdo
Como dito anteriormente, o Marketing de Conteúdo é feito através da entregada de conteúdo para seus clientes atuais e potenciais. Para isso, você deve saber quem é o seu cliente. Saber sua idade, sexo, seus hábitos, sua profissão, enfim, o máximo de informações possível.
Público Alvo X Persona
Aqui também existe uma certa diferença entre o Marketing Tradicional e o Marketing de Conteúdo. Enquanto no Marketing Tradicional, é estabelecido um público alvo, que é estabelecido através de faixas em cada quesito, por exemplo “renda de x a y” ou “idade de w a z”.
Já no Marketing de Conteúdo, você vai formular uma persona, que nada mais é que o cliente ideal para sua empresa. Através das informações conseguidas por meio de pesquisas, que podem ser feitas pela internet ou presencialmente, você irá conhecer quem seria seu cliente ideal, com base no perfil de pessoas que potencialmente teriam interesse em se tornar seus clientes.
A produção de conteúdo é feita direcionada a essa persona, que é elaborada de forma muito mais detalhada do que no caso do público alvo. Até nome é dado para a persona.
Um exemplo de persona seria: “Rodrigo é um estudante universitário de 19 anos. Mora com os pais e sua família tem alto poder aquisitivo. Atualmente não trabalha e gosta muito de esportes de combate. Já praticou artes marciais, mas não deu continuidade aos treinamentos. Entre seus hobbies estão filmes, música e esportes”.
Com essas informações em mãos, você conseguirá produzir conteúdo que seja interessante para este público.
A elaboração da persona é feita através das informações sobre quem já é seu cliente, ou quem já consome seu conteúdo. Pode ser feita também com base no público que você deseja atingir, e que você enxergue um potencial de procura por seu serviço.
O importante é ter um foco. O risco de querer agradar a todos é o de não conseguir agradar a ninguém. Por mais que sua academia possua um público bem diversificado, é possível elaborar uma persona.
Escolha do melhor canal para a entrega de seu conteúdo
Para que você consiga entregar conteúdo de qualidade para sua persona, é necessário que você escolha o canal certo. Procure saber se seu público consome mais conteúdo de vídeo, áudio ou escrito. Além disso, saiba com quais dessas plataformas você possui mais afinidade.
Mas uma coisa importante aqui é FOCO. Não adianta querer estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Essa é uma possibilidade quando seu público aumenta muito, mas enquanto isso não acontece, escolha uma plataforma e foque em entregar o melhor conteúdo possível nela.
O mesmo se aplica às mídias sociais. É muito difícil ter sucesso em todas elas quando se está iniciando, portanto, coloque seu foco na que você tem mais afinidade, pelo menos até construir uma base sólida de seguidores.
Após construir uma audiência consistente, você pode pensar em ampliar a quantidade de canais.
Produção consistente e constante
Para a construção de uma audiência, é necessário que você tenha constância na entrega de conteúdo.
Muitos canais perdem o fôlego porque se propõem a entregar conteúdo diariamente, mas depois de um tempo não conseguem manter a constância, o que frustra o consumidor do conteúdo. Consequentemente, este irá deixar de acompanhar o seu canal.
Portanto, antes de sair produzindo, defina qual será a frequência que você irá entregar o conteúdo, e certifique-se de que você consiga manter a constância da entrega.
A consistência refere-se à qualidade do conteúdo. Além de manter a frequência e a constância adequadas, você precisa entregar conteúdo de qualidade à sua audiência.
Transformando o consumidor de seu conteúdo em cliente
Após produzir um conteúdo, você deve provocar o engajamento do seu público, por meio das chamadas call to action, ou chamadas para ação.
A chamada para a ação pode estar no começo, no meio ou no final de seu conteúdo. Trata-se de um convite para a pessoa que consumiu o conteúdo tomar uma ação, que pode ser compartilhar o conteúdo, comentar, ou mesmo assinar sua newsletter.
Cada chamada para ação tem um objetivo diferente. Umas servem para aumentar a visibilidade de seu canal, outras para provocar o engajamento do seu público, e outras ainda têm o objetivo de converter o consumidor de conteúdo em cliente. Este último é o caso da newsletter.
Ao fornecer seu e-mail, e responder a um questionário contendo alguns dados pessoais, esta pessoa está te fornecendo uma possibilidade de interação, que pode se transformar em uma relação comercial.
Mas cuidado, nada de comprar listas de e-mails prontas. Elas não servem para nada, além de não serem baseadas em seu público. Além disso, ao tentar entrar em contato com as pessoas dessa lista, as chances de seus e-mails serem marcados como spam são grandes, o que faz sua credibilidade cair.
Vantagens de se adotar uma estratégia de Marketing de Conteúdo
- Custo muito menor, se comparado a outras formas de divulgação;
- Maior engajamento com as pessoas interessadas em sua marca;
- Você consegue conhecer seu público com maior profundidade;
- Sua marca adquire mais visibilidade e autoridade no mercado em que atua;
- Aumento nas vendas.
Como começar a trabalhar o Marketing de Conteúdo de sua academia de lutas
Muitos negócios têm adotado com sucesso o Marketing de Conteúdo como estratégia para aumentarem suas vendas. Com as academias de lutas não é diferente.
Seguindo os passos mostrados anteriormente, e adaptando à realidade de uma academia de lutas, você tem em mãos uma grande ferramenta para aumentar sua autoridade no mundo digital.
A seguir, algumas sugestões sobre como elaborar cada etapa:
- Criação da persona: o site da Hotmart possui um artigo bem detalhado sobre como elaborar sua persona. Clique aqui e confira;
- Escolha do canal: As opções são muitas. Incluem você criar seu próprio Blog, canal no YouTube, Podcast, além das mídias sociais como Facebook, Twitter, Instagram, entre outros;
- Mantendo a produção consistente e constante: Aumente seu conhecimento em Marketing de Conteúdo. É possível encontrar vários cursos gratuitos e pagos na internet para quem quer aprender mais sobre como produzir conteúdo de qualidade.
- Transformando o consumidor de seu conteúdo em cliente: Sua lista de e-mails é algo valioso, então faça o melhor uso dela. Assim como seu conteúdo, os e-mails enviados devem possuir qualidade e despertar nas pessoas a vontade de se tornar seu cliente.
E essas foram as dicas de quem quer aumentar a base de clientes de sua academia de lutas de forma econômica. Se você gostou, compartilhe para que mais pessoas possam utilizar estas informações!
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